Dólar turismo ou dólar comercial? Conheça as diferenças

20/09/2018 13:42 | Comprar dólar

Comprar dólar - Dólar turismo ou dólar comercial? Conheça as diferenças


Dólar turismo ou dólar comercial são terminologias utilizadas pelo mercado de câmbio para indicarem as diferentes taxas praticadas, conforme a natureza da operação.
Mas para entender o porquê esta oscilação existe e qual é a diferença entre o dólar turismo e dólar comercial, vamos retroceder um pouquinho. Em 1999, o Brasil adotou classificações distintas, em relação à moeda norte-americana, devido à lei da oferta e da procura. O método de câmbio flexível, que faz com que a cotação oscile, permite a negociação livre de tanto de quem vende, quanto de quem  procura. Sendo assim, quanto maior a procura, maiores são as chances de a moeda valorizar. 

O que é dólar comercial?

O dólar comercial é bastante utilizado em operações realizadas por grandes empresas que importam e exportam produtos e mercadorias, fazem transferência financeira, entre outras transações. Ou seja, sua circulação tem como único e exclusivo propósito a movimentação de finanças do governo no mercado externo ou empréstimo para brasileiros que residem em outros países.
Nessa modalidade, a negociação da taxa de câmbio do dólar comercial é realizada por bancos comerciais ou empresas que visam transações contínuas com o mercado externo, assim como remessa de capitais.

O que é dólar turismo?

O dólar turismo é a moeda destinada ao consumidor final, ou melhor, a pessoa física que realiza viagens internacionais. Ele é utilizado para movimentações de natureza diária, como aquisição de passagens aéreas, gastos diversos em estabelecimentos internacionais, operações no cartão de crédito ou débito, entre outros. 

Qual é o dólar mais barato? Dólar comercial ou dólar turismo?

A cotação do dólar turismo é sempre mais alta do que a cotação do dólar comercial. Isso porque os custos financeiros para aquisição da moeda envolvem  manutenção das notas em espécie, transporte, segurança, etc. O câmbio para compras realizadas no exterior é baseado no dólar turismo

O que é dólar paralelo?

O dólar paralelo é uma transação que ocorre sem a supervisão do Banco Central, o que acaba tornando a operação arriscada tanto para quem vende, quanto para quem compra. Considerado  mercado ilegal, as chances de se adquirir moeda falsa são muito altas. Além disso, nem sempre é possível garantir taxas mais em conta. 

Como garantir a melhor cotação?

A plataforma BomCâmbio oferece cotação do dólar de forma prática, ágil, gratuita e online. No site o cliente pesquisa a cotação de câmbio e pode garantir uma economia de até 15%, se comparado às lojas físicas. Basta indicar o tipo de moeda, a quantidade desejada e a plataforma compara as taxas ofertadas pelas casas de câmbio. O comprador pode realizar a transação no conforto de sua casa e ainda tem a possibilidade de recebe-la no endereço informado.  Acesse o site e veja como é fácil. 

Veja também onde comprar dólar barato no Rio de Janeiro

A plataforma Bomcâmbio oferece também conversor de moeda, cotação do dólar hoje e operações de câmbio com moedas estrangeiras tais como euro, libra, peso argentino, dólar canadense, dólar australiano entre outras. As pessoas que estão viajando a turismo ou a negócio realizam a compra da moeda desejada em espécie ou cartão de viagem, com as casas de câmbio credenciadas com o Banco Central.