Como enviar dinheiro para o exterior de um jeito seguro

17/10/2018 12:25 | Remessa de dinheiro

Remessa de dinheiro - Como enviar dinheiro para o exterior de um jeito seguro


Como enviar dinheiro para o exterior sem pagar taxas absurdas ou contrariar regras, sem dúvidas, é uma das grandes preocupações da maioria dos brasileiros que decidem viver fora.

E isso acontece porque, geralmente, quem sai do Brasil para morar em outro país, dificilmente mantém vínculos com pessoas de confianças por aqui, ainda que sejam familiares, para assumir a parte financeira. Só para se ter uma ideia, as remessas ao exterior cresceram cerca de 13,6%, se comparado com o mesmo período do ano passado, batendo o recorde de US$ 1,06 bilhão somente no primeiro semestre deste ano. Este valor já é considerado o maior na série histórica do Banco Central (BC), desde 1995. Os dados são do Portal Agência Brasil.  Por isso independentemente de receber ou mandar, é importante estar atento às regras de circulação da moeda entre as fronteiras. Conheça algumas opções de como enviar dinheiro para o exterior sem desrespeitar a legislação:

Remessa de valores

É possível realizar remessas de valores para o exterior diretamente pela internet. Entretanto como toda operação de câmbio, esse tipo de atividade, também, está sujeito à regulamentação do Banco Central, o que garante transações legais e seguras, quando estão diretamente ligadas às casas de câmbio ou agente autorizados. As remessas mais comuns são para: sustento dos residentes; pagamento de fornecedores; aquisição ou locação de imóvel; manutenção de estudos ou investimento no exterior. 

Western Union

Outra forma legal, rápida e sem burocracia é a transferência de dinheiro através da companhia Western Union, sediada em Nova York, que está presente no mercado desde 1851. A prestação de serviços está baseada na transferência de dinheiro entre consumidores, em seus mais de 4 000 pontos autorizados. A Western Union é considerada como a maior empresa de remessas do mundo, por proporcionar facilidades na recuperação dos recursos remetidos.

Transferência bancária 

Outro procedimento simples para envio de remessas é através de transferência bancária realizada por ordem de pagamento. Esta operação é bastante tranquila e pode ser realizada em, praticamente, todas as agências bancárias. No entanto a transação está sujeita à tarifa de ordem de pagamento expedida. Consulte com a instituição bancária.

As outras opções de envio de dinheiro para o exterior também podem ser feitas por intermédio de contas no exterior, onde o usuário abre uma conta em outro país, entretanto há custos com abertura de conta e cobrança de todas as taxas em moeda estrangeira. Pode ser através da e-conta, que é a abertura de conta via internet na Caixa Econômica Federal. Para esta operação é importante que o viajante tenha cartão de crédito Visa emitido no exterior e existe taxa de transferência sobre o valor remetido. E, por último, via vale postal eletrônico que serve para envio e recebimento pelas agências postais credenciadas. O dinheiro pode ser enviado ou sacado no prazo de até 15 dias úteis.

Lembrando que antes de enviar dinheiro para o exterior é preciso realizar a cotação do dólar ou a cotação do euro para assegurar as melhores taxas. Na plataforma BomCâmbio, que é uma plataforma online de câmbio, você consegue comparar o preço praticado entre as operadoras e escolhe a melhor taxa de câmbio para realizar a remessa internacional de dinheiro.  Visite nosso site e compare.

A plataforma Bomcâmbio oferece também remessa internacional, conversor de moeda, cotação do dólar hoje e operações de câmbio com moedas estrangeiras tais como euro, libra, peso argentino, dólar canadense, dólar australiano entre outras. As pessoas que estão viajando a turismo ou a negócio realizam a compra da moeda desejada em espécie ou cartão de viagem, com as casas de câmbio credenciadas com o Banco Central.